Idealizada pelo Pimp My Carroça e Cataki e viabilizada pelo Instituto Heineken e Amstel, operação envolveu dezenas de trabalhadores da reciclagem durante a folia do Casa Comigo e Acadêmicos do Baixo Augusta

Entre os dias 11 e 12, centenas de catadoras e catadores informais protagonizaram a gestão dos resíduos recicláveis gerados durante os blocos “Casa Comigo”, em Pinheiros e “Acadêmicos do Baixo Augusta”, na Consolação, ambos parceiros de Amstel. As ações foram organizadas pelo Cataki e Pimp My Carroça com apoio do Instituto HEINEKEN e da marca de cerveja. No primeiro fim de semana de operação, foram retirados da rua cerca de 70 bags de reciclagem preenchidos com alumínio, plástico, papel e vidro.

“Estou achando o projeto maravilhoso, está dando credibilidade, principalmente para as mulheres. Geralmente é muita desinformação, muito desrespeito, mas com esse projeto somos valorizadas cada vez mais. Estou amando e gostaria de desenvolver esse lado da arte e da cultura entre os catadores” comentou a catadora Andreia Priscila Hipólito durante o bloco.

Até o fim do carnaval, as ações de coleta vão gerar aumento de renda para cerca de 200 profissionais que receberão além do pagamento da diária, conjunto de EPIs apropriadas e a divisão igualitária dos valores adquiridos pela venda dos materiais. O modelo da iniciativa vai ao encontro de um objetivo comum do Pimp My Carroça e Instituto HEINEKEN: transformar a sociedade por meio do equilíbrio e contribuir com melhores oportunidades e um ambiente mais digno de trabalho para esses profissionais, passando pelo reconhecimento e remuneração justa. No próximo fim de semana, durante o carnaval – os catadores e catadoras estarão nos blocos “Tarado Ni Você” e “Unidos do Swing”.

Acompanhe o CataFolia pelas redes @catakiapp, @pimpmycarroça e @grupoheinekenbr

Sobre o Pimp My Carroça // www.pimpmycarroca.com

O Pimp My Carroça surge em 2012 a partir de um evento colaborativo no Vale do Anhangabaú no qual foram reformadas e pintadas carroças de catadoras/es de materiais recicláveis, além de atendimento de saúde e atividades culturais. Nos últimos 10 anos, foram criados diversos programas e ações com base em nossa missão: promover visibilidade e a remuneração justa de catadoras e catadores de materiais recicláveis.

Sobre o Grupo HEINEKEN no Brasil  

O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A, tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 14 mil empregos e tem 14 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias, localizadas em Alagoinhas (BA), Alexânia (GO), Araraquara (SP), Benevides (PA), Caxias (MA),Igarassu (PE), Igrejinha (RS), Itu (SP), Jacareí (SP), Pacatuba (CE), Ponta Grossa (PR) e Recife (PE) e duas micro cervejarias em Campos do Jordão (SP) e Blumenau (SC). No Brasil, o portfólio de cervejas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken®, Sol, Amstel, Amstel Ultra, Tiger, Lagunitas, Kaiser, Bavaria, Eisenbahn, Baden Baden, Devassa, Schin, Glacial, No Grau e Kirin Ichiban. O portfólio de não alcoólicos inclui Água Schin, Schin Tônica, Skinka e os refrigerantes Itubaína, Viva Schin e FYs. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, a maior cervejaria da Europa.

Sobre o Cataki // www.cataki.org

O Cataki é uma tecnologia social desenvolvida pelo Pimp My Carroça, e lançada em 2017, que consiste numa plataforma onde catadoras/es, geradoras/es e outros agentes da cadeia de reciclagem podem se cadastrar e se encontrar conforme sua localização e tipo de trabalho que realizam. Essa tecnologia social tem como missao fortalecer a cadeia da reciclagem com a inclusão socioprodutiva de catadoras/es informais em iniciativas públicas e privadas de gestão de resíduos.