A iniciativa faz parte da estratégia de sustentabilidade do evento e será realizada pela Veolia, líder global em soluções ambientais


A maior festa alemã das Américas, a Oktoberfest, chega à sua 38ª edição em outubro e promete atrair milhares de visitantes à Vila Germânica, em Blumenau (Santa Catarina). Para oferecer aos participantes uma experiência mais sustentável, a Veolia, empresa líder global em soluções de gestão de água, resíduos e energia, renovou sua parceria com o evento para gerenciar todos os resíduos e disponibilizar água ultrafiltrada para os visitantes.
 

Assim como no ano passado, a Veolia será responsável pelo tratamento de aproximadamente 150 toneladas de resíduos gerados ao longo dos 19 dias de festa. A empresa valorizará, por meio de um sistema de blendagem para coprocessamento, todos os resíduos gerados no festival, garantindo a meta de Aterro Zero (Zero Waste to Landfill).

A blendagem para coprocessamento descaracteriza os resíduos que, depois de triturados, formam o ‘blend’, composto de alto poder calorífico, chamado de CDR (Combustível Derivado de Resíduos), um combustível alternativo, menos poluente, que pode ser utilizado em fornos de produção de cimento. Em 2022, cerca de 2 milhões de copos foram valorizados e se tornaram uma opção “mais verde” de combustível para alimentar fornos e caldeiras de indústrias, substituindo assim os combustíveis fósseis.
 

Segundo Lina del Castillo, Diretora de Marketing, Comunicação e Sustentabilidade da Veolia, a pauta ESG (ambiental, social e de governança corporativa) deve ser levada para os grandes eventos e executada de forma que integre todos os pilares, impulsionando práticas mais sustentáveis para indústrias e cidades, e conscientizando o público no geral.
 

“Os eventos também são aliados para contribuir com a conscientização ambiental ao adotarem práticas mais sustentáveis. Nos últimos anos, a Oktoberfest se tornou uma grande parceira quando o assunto é manter a tradição, mas com menor pegada ambiental. Para nós da Veolia, é muito importante ser, novamente, parceira de um evento de tanta relevância para o Brasil. Ao mesmo tempo em que a Oktoberfest oferece diversão, ela se transforma para envolver práticas ambientalmente corretas que promovem a Transformação Ecológica da sociedade como um todo”, afirma Lina.
 

Água ultrafiltrada é novidade em 2023

A novidade desta edição, no entanto, é a oferta de água ultrafiltrada a todos os visitantes que passarem pelo festival entre os dias 4 e 22 de outubro. A iniciativa, realizada em parceria com a Ambev, promete reduzir o descarte de garrafas plásticas durante o evento e, assim, diminuir o impacto ambiental, além de incentivar o consumo consciente consciente de bebida alcoólica.

Considerada uma água com qualidade superior à obtida por processos convencionais de filtragem, a água ultrafiltrada recebe um tratamento ainda mais efetivo na remoção de partículas e de macromoléculas. De acordo com Oliver Kiles, Gerente Comercial de Produtos da Veolia Water Technologies & Solutions, trata-se de um processo que garante muita mais segurança no tratamento de água potável. “Em comparação com tratamentos convencionais, a ultrafiltração com tecnologia de membranas fornece uma barreira física absoluta contra sólidos em suspensão e agentes infecciosos, tais como vírus e bactérias, causadores de doenças e enfermidades em seres humanos, além de proporcionar uma confiabilidade operacional superior ao tratamento de qualquer tipo de água, garantindo qualidade 100% de forma contínua”.

Parceria contínua

O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, destaca a continuidade das ações de sustentabilidade na Oktoberfest, que foram um marco para a festa. Já o secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel, aponta que o sucesso da edição passa muito por este projeto em parceria com a Veolia.

“Não temos dúvidas que a decisão de focar em ações sustentáveis foi um divisor de águas para a Oktoberfest Blumenau. Os blumenauenses e turistas que estiveram aqui, além de se divertirem, se sensibilizaram com relação aos cuidados com o meio ambiente. Demonstramos que é possível promover um evento de grande porte, e mesmo assim trabalhar na redução de impacto ambiental e da pegada de carbono”, completa Greuel.

Sobre a Veolia

A Veolia é referência mundial na transformação ecológica. Presente nos cinco continentes e com mais de 220 mil colaboradores, o Grupo projeta e implementa soluções que atendam aos desafios atuais de cidades e indústrias, na gestão de água, resíduos e energia. Por meio de suas três atividades complementares, a Veolia ajuda a melhorar o acesso aos recursos, a preservar e renová-los. Em 2022, o Grupo Veolia forneceu água potável a 111 milhões de pessoas, saneamento básico a 97 milhões, e produziu 44 terawatts hora de energia, além de valorizar 61 milhões de toneladas de resíduos. A Veolia Environnement (Paris Euronext: VIE) alcançou receita consolidada de 42,8 bilhões de euros em 2022.

Sobre a Oktoberfest
Música, alegria, tradição, energia e muita animação, reunidos em um lugar que representa um pedacinho da Alemanha no Brasil. Essa é a Oktoberfest Blumenau, a segunda maior do mundo e a maior das Américas. Desde a primeira edição, em 1984, quando 102 mil pessoas passaram pelo antigo Pavilhão A da Proeb, atual Parque Vila Germânica, o evento mostrou que veio para ficar e entrar para a história. Atualmente, a festa tem duração de 19 dias e a cada ano que passa, surpreende e encanta os visitantes.