Iniciativa faz parte da estratégia de circularidade da marca, patrocinadora master do festival, que, junto com Red Bull, Coca-Cola e Braskem, deixará de gerar mais de 10 toneladas de resíduos durante cinco dias de evento

A Heineken®, patrocinadora master da primeira edição do The Town, que acontece nos dias 2, 3, 7, 9 e 10 de setembro em São Paulo, se une ao festival para realizar uma das maiores operações de copos reutilizáveis do mundo. A grande iniciativa será estimular a reutilização do copo pelo público no gramado do evento. Para isso, associando-se a Red Bull, Coca-Cola e Braskem, o objetivo no The Town é economizar mais de 10 toneladas de resíduos durante o período. A Heineken® oferecerá duas opções de copos, um para o chope Heineken® e um outro para Heineken 0.0.


Na compra, o público adquire seu chope Heineken por R$18,00 e recebe um copo de 400ml reutilizável, que se for apresentado na próxima compra, o consumidor pagará apenas o líquido por R$15,00 como um incentivo pela consciência sustentável de reutilização do copo. Ainda, assim que pegar o copo, o público tem a possibilidade de ir até o estande da Braskem e se cadastrar para receber um cordão e para participar de mecânicas de prêmios no período de reutilização do item dentro do evento. Os copos poderão ser levados para casa ou deixados no evento para posterior reciclagem. Desta forma, a Heineken® dá continuidade à sua estratégia de copos reutilizáveis em festivais, participando de uma das maiores operações já executadas e convidando o consumidor a assumir um comportamento mais sustentável.

Essa estratégia de aumentar a consciência de uso e reaproveitamento de materiais faz parte da meta de circularidade da marca dentro da plataforma de sustentabilidade e cultura Green Your City, que tem o objetivo de promover experiências, reconectando as pessoas que vivem em ambientes urbanos com a natureza, promovendo um novo olhar para o futuro. Para também garantir a circularidade de copos nos demais festivais que a marca patrocina, foi criado o Meu Meu Copo Eco Heineken®, projeto que promove o uso do copo durante o evento e posterior devolução na saída, para que possam ser usados em outros eventos que a marca patrocina, mitigando a geração de resíduos. No The Town, a dinâmica é diferente porque os copos também poderão ser levados para casa. Além disso, um dos objetivos da Heineken é que 80% das embalagens de vidro sejam retornáveis até 2030. Implantar um sistema de economia circular para as embalagens, inclusive para a garrafa long neck, é um de seus compromissos prioritários.

“Estamos muito felizes por participar desta primeira edição do The Town, evento em que vamos celebrar os 150 anos de Heineken® e que tem um propósito de sustentabilidade com iniciativas tão semelhantes às nossas. Temos todo um ecossistema de projetos especiais para executar em nossas ações culturais voltadas à essa frente e fazer isso nesta primeira edição do festival, ao lado de outras grandes marcas é parte de um trabalho extremamente desafiador, pois envolve uma mudança de comportamento fundamental para garantirmos festivais e um futuro cada vez mais verde”, explica Lucas Pires, gerente de marketing da Heineken® no Brasil.

O The Town já nasce com planejamento e metas de sustentabilidade a serem cumpridas até 2030, reforçando o pilar Por Um Mundo Melhor, que começou no Rock in Rio e continua no maior festival de música, cultura e arte de São Paulo. Com a Heineken®, outras ações serão realizadas e em breve reveladas.

As ações da marca nesse evento também seguem duas grandes metas de sustentabilidade a serem cumpridas:

Energia Verde*: a marca atua como ponte e multiplicadora na conversão para fontes sustentáveis de energia, buscando viabilizar o acesso à energia renovável para casas residenciais e bares desde 2021. Até 2030, 50% dos pontos de venda de Heineken em 19 capitais terão energia renovável. *Energia Verde = Energia Renovável.

Circularidade: 80% das embalagens de vidro da Heineken serão retornáveis até 2030. Implantar um sistema de economia circular para as embalagens, inclusive para as garrafas long neck, é um compromisso prioritário para a marca.

The Town já nasce gigante
Dos mesmos criadores do Rock in Rio, The Town estreia na grande metrópole no dia 2 de setembro de 2023, e segue durante os dias 3, 7, 9 e 10, no Autódromo de Interlagos, em uma área de 360 mil m2, que será totalmente renovada. O novo festival já se posiciona como um evento de grande relevância, não apenas para a capital paulista, como também para todo o Brasil.
Com previsão para receber cerca de 500 mil pessoas em mais de 235 horas de música, a Cidade da Música contará com seis palcos, onde o público poderá imergir em novas e inesquecíveis experiências. Com cenografia inspirada em ícones da arquitetura paulistana e apresentando uma diversidade única de ritmo e união de tribos, The Town chega a São Paulo com apoio, força e empoderamento de gente grande. De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, está previsto um impacto econômico de R$1.7 bilhão, o maior já visto na capital, além de gerar mais de 19 mil empregos diretos.


Sobre o Grupo HEINEKEN

O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A (“Brasil Kirin”), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 14 mil empregos e tem 14 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias e duas microcervejarias. A companhia também já iniciou a obra da sua 15ª cervejaria em Passos (MG), a unidade mais sustentável da companhia até agora.
No Brasil, o portfólio de cervejas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken®, Heineken® 0.0, Sol, Amstel, Amstel Ultra, Kaiser, Bavaria, Eisenbahn, Baden Baden, Devassa, Schin, Glacial, Lagunitas, Blue Moon e Tiger. O portfólio de não alcoólicos

inclui Água Schin, Skinka, os refrigerantes Itubaína, Viva Schin, FYS e o recém-lançado Clash’d. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, maior cervejaria da Europa.