•O projeto Catafolia foi idealizado e executado por Pimp My Carroça e Cataki, com apoio do Instituto HEINEKEN e Amstel •Ação ofereceu remuneração justa para os profissionais e reforçou a importância do trabalho do catador para a limpeza urbana da cidade

Responsáveis por coletar 90% de tudo que é reciclado no Brasil, catadores sofrem com pouco reconhecimento – Foto: Marcus Godoy

(São Paulo, 1 de março de 2023) Durante as celebrações do Carnaval, o Pimp My Carroça e o Cataki se uniram ao Instituto HEINEKEN e a Amstel para realizar a CataFolia, projeto de gestão dos resíduos recicláveis com catadoras e catadores individuais da cidade de São Paulo. Entre 11 e 20 de fevereiro foram mais de 150 profissionais contratados, que receberam uma diária fixa e o proporcional relativo à venda de cerca de 2,6 toneladas de material reciclável coletado.

“Trabalhar como grupo é muito bacana porque um ajuda o outro. Uma parte fica triando, a outra coletando, então não fica pesado nem pra Maria, nem pro João e todo mundo fica satisfeito. Seria bom que mais blocos entrassem nessa, pois tem mais catadores querendo trabalhar”, conta Elismaura Pereira, catadora de materiais recicláveis.

A CataFolia esteve em 4 blocos do Carnaval de Rua de São Paulo, patrocinados pela Amstel (Casa Comigo, Acadêmicos do Baixo Augusta, Tarado Ni Você e Unidos do Swing), com catadoras, catadores e voluntários fazendo a coleta dos resíduos recicláveis, como latinhas, garrafas pet, capas de chuva, copos plásticos e outros materiais.

Por participar das ações apoiadas pelos Instituto HEINEKEN, os agentes ambientais receberam uma diária de 160 reais, almoço, lanche de manhã e à tarde, além de um kit com camiseta, luvas, chapéu, água e pegador. Tudo isso após participarem de treinamentos com a equipe do Cataki sobre a metodologia da ação, redução de danos, comunicação não violenta e segurança do trabalho. Voluntárias e voluntários do Pimp My Carroça também colaboraram catando materiais e com ações de artivismo para chamar a atenção para o trabalho das catadoras e catadores, estimulando foliões a fazerem sua parte no descarte consciente de seus resíduos carnavalescos.

“Reconhecemos nosso papel no desfio de promover impactos positivos na sociedade e sabemos que parcerias como esta possibilitam o desenvolvimento de catadores e catadoras, dando segurança e visibilidade para seu trabalho,” reflete Vânia Guil, gerente executiva do Instituto HEINEKEN. ”Os resultados desse projeto são um reflexo do grande papel que agentes informais têm na sociedade e o quanto o trabalho deles é essencial para a cadeia de reciclagem. Por isso mesmo, desde o nosso início, em 2022, o Instituto HEINEKEN é focado em promover justiça social com foco nesse público e atrelado à agenda de ESG do Grupo HEINEKEN.”

Parte de uma logística inédita, as ações nos blocos foram realizadas por equipes de catadores equipados e apoiados por pontos de descarte com big bags, carroças de apoio nos trajetos, além de pontos de apoio próximos aos blocos. Após a coleta, os resíduos de cada bloco foram armazenados, triados e vendidos separadamente pela cooperativa ReciFavela (na Zona Leste da capital paulistana) e o valor da venda foi dividido igualmente entre as catadoras e catadores participantes.

“Os catadores vêm para a nossa base, onde têm alimentação, água, recebem os kits e vão trabalhar espalhados pelos blocos. É legal porque com esses itens eles são reconhecidos pelos foliões, então as pessoas já vão até eles levar sua lata, seu copo. E o mais importante é que, para além do valor da venda do material, todos eles recebem uma diária por prestar esse serviço”, explica Patrícia Rosa, coordenadora do Cataki.

A CataFolia coexistiu com a organização dos blocos, patrocinados pela Amstel, que abraçaram o projeto e facilitaram a participação dos catadoras e catadores durante a festa, gerando visibilidade e reconhecimento do público, que ovacionou os trabalhadores como atores fundamentais da folia.

“Fazer parte dessa ação é uma honra, não só do ponto de vista simbólico, mas também do ponto de vista prático: Gerar oportunidade de emprego e renda para as pessoas. Fazer com que os catadores possam trabalhar, ganhar seu dinheiro, ajudar os blocos e a cidade é maravilhoso”, disse Alê Youssef, um dos organizadores do bloco Acadêmicos do Baixo Augusta.

“Eu compreendo esse projeto como algo histórico para os catadores, o Pimp My Carroça e o Cataki. Conseguimos a valorização deste trabalho, com remuneração e Isso é histórico pois são essas pessoas que fazem a gestão de resíduos nas ruas da cidade há mais de 50 anos” – ressalta Celso Moraes, coordenador da ação de gestão de resíduos do Cataki.

Mais imagens disponíveis no https://www.flickr.com/photos/pimpmycarroca/albums/with/72177720306038464.

Sobre o Pimp My Carroça // www.pimpmycarroca.com

O Pimp My Carroça surge em 2012 a partir de um evento colaborativo no Vale do Anhangabaú no qual foram reformadas e pintadas carroças de catadoras/es de materiais recicláveis, além de atendimento de saúde e atividades culturais. Nos últimos 10 anos, foram criados diversos programas e ações com base em nossa missão: promover visibilidade e a remuneração justa de catadoras e catadores de materiais recicláveis.

Sobre o Cataki // www.cataki.org

O Cataki é uma tecnologia social desenvolvida pelo Pimp My Carroça, e lançada em 2017, que consiste numa plataforma onde catadoras/es, geradoras/es e outros agentes da cadeia de reciclagem podem se cadastrar e se encontrar conforme sua localização e tipo de trabalho que realizam. Essa tecnologia social tem como missao fortalecer a cadeia da reciclagem com a inclusão socioprodutiva de catadoras/es informais em iniciativas públicas e privadas de gestão de resíduos.

Sobre o Grupo HEINEKEN no Brasil  

O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A, tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 14 mil empregos e tem 14 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias, localizadas em Alagoinhas (BA), Alexânia (GO), Araraquara (SP), Benevides (PA), Caxias (MA),Igarassu (PE), Igrejinha (RS), Itu (SP), Jacareí (SP), Pacatuba (CE), Ponta Grossa (PR) e Recife (PE) e duas micro cervejarias em Campos do Jordão (SP) e Blumenau (SC). No Brasil, o portfólio de cervejas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken®, Sol, Amstel, Amstel Ultra, Tiger, Lagunitas, Kaiser, Bavaria, Eisenbahn, Baden Baden, Devassa, Schin, Glacial, No Grau e Kirin Ichiban. O portfólio de não alcoólicos inclui Água Schin, Schin Tônica, Skinka e os refrigerantes Itubaína, Viva Schin e FYs. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, a maior cervejaria da Europa.