Filme intitulado “Um brinde a todos os fãs. Inclusive homens” convida fãs de futebol a refletirem sobre estereótipos existentes na torcida. E como parte do movimento, marca lança site que traz dados atualizados da UEFA Champions League reforçando o protagonismo feminino na competição
A Heineken®, patrocinadora oficial das competições UEFA, incluindo a UEFA Champions League pelo 16° ano consecutivo, lança campanha que questiona o estereótipos de gênero dentro do futebol por meio do filme “Um brinde a todos os fãs. Inclusive homens” que exalta a paixão das torcedoras. Além disso, a marca criou um site chamado Fresher Football com dados atualizados da principal competição de clubes da UEFA incluindo números da UEFA Women’s Champions League, reforçando assim a importância e protagonismo das mulheres e das equipes femininas na história do torneio e do esporte.
A direção tomada pela Heineken® nesta campanha, em conjunto com o patrocínio às competições femininas da UEFA, visam contribuir na mudança de uma realidade preocupante: pelo menos dois terços das mulheres que trabalham na indústria do futebol alegam já terem sofrido algum tipo de discriminação de gênero, segundo pesquisa realizada pela Sports Marketing Surveys. Decidida a contribuir para mudar esse cenário, a Heineken® abraça a missão de desenvolver seus patrocínios masculinos e femininos.
Fresher Football
O primeiro passo da Heineken® para quebrar esses estereótipos é abordar estatísticas imprecisas presentes na Internet que geralmente são a fonte de desinformação.
Em um movimento inovador, que desafia os algoritmos e a mecânica de busca dos principais sites, a Heineken® apresenta o Fresher Football — uma nova página, desenvolvida em parceria com a GOAL, em que as perguntas mais frequentes feitas sobre a UEFA Champions League recebem respostas corretas. Em geral, a tendência é ignorar dados chaves sobre o futebol feminino.
O objetivo do Fresher Football é incentivar os mecanismos de busca e sites de fãs a perceberem o problema e atualizarem suas informações, divulgando dados completos e corretos, independentemente do gênero.
Para conseguir isso, a Heineken® compromete-se a interceptar pesquisas online, comprar palavras-chaves em torno de perguntas populares sobre futebol e corrigir as respostas atuais com estatísticas precisas baseadas nos jogos masculino e feminino, permitindo que as conquistas das mulheres no futebol sejam celebradas, ao invés de esquecidas.
Link para o site Heineken® Fresher Football: AQUI
“Um brinde a todos os fãs. Inclusive homens”
Para apoiar ainda mais seu trabalho de promover a reflexão de estereótipos no futebol, a Heineken® estreia um novo filme intitulado “Um brinde a todos os fãs. Inclusive homens” em canais digitais e TV. Dirigido pela Publicis Itália, a peça mostra torcedoras em vários momentos, seja saindo de fininho para o banheiro durante um encontro para verificar o placar do jogo ou comemorando um gol aos gritos no meio da sala de estar. A ideia é ressaltar que as mulheres fãs de futebol estão por toda parte mostrando a realidade de que não é o gênero que dita a paixão de uma pessoa pelo esporte.
Clique aqui para ver o filme global “Um brinde a todos os fãs. Inclusive homens”. Clique aqui para ver imagens da campanha.
Alex Scott
Neste ano, a Heineken® também apresenta a sua primeira embaixadora do futebol feminino: Alex Scott. A jogadora, que fez parte da equipe vencedora da Copa Feminina da UEFA de 2007 pelo Arsenal, estrela as comunicações da marca ao lado do atual embaixador, Thierry Henry, para promover a importância da igualdade no esporte.
“Heineken® é uma marca que sempre busca trazer uma ótica fresca e inovadora para suas campanhas e, agora como patrocinadora das competições femininas da UEFA, temos a oportunidade de utilizar disso para convidar todos os consumidores a refletirem a respeito dos estereótipos e contribuir para uma maior inclusão e valorização das mulheres no futebol. Neste primeiro ano, iniciamos este movimento que questiona o apagamento das vitórias, conquistas e presença das mulheres neste ambiente ainda dominado por homens. Estamos comprometidos em contribuir para que a paixão e celebrações pelo futebol reúnam cada vez mais pessoas, sem distinções de gênero”, afirma Beatrice Jordão, gerente de marketing da Heineken® no Brasil.
A Heineken® é parceira da UEFA Women’s Champions League e da UEFA Women’s EURO desde 2021, quando tomou a decisão de espelhar seus patrocínios masculinos e femininos no futebol e no automobilismo.
FICHA TÉCNICA
“Um brinde a todos os fãs. Inclusive homens”
HEINEKEN GLOBAL
Sr. Director Global Heineken® Brand: Bram Westenbrink
Heineken® Global Communication Director: Daniela Iebba
Heineken® Global Communications Manager: Guilherme De Marchi Retz
Heineken® Global Digital Director: Rob van Griensven
Heineken® Global Digital Manager: Laurens Griep
Heineken® Global PR Lead: Jonathan O’Lone
Heineken® Global Football Sponsorship Lead – Football: Benjamin Blanco
Heineken® Global Football Sponsorship Manager – Football: Thomas Mulders
PUBLICIS ITALY/LE PUB
Global Chief Creative Officer Publicis WW: Bruno Bertelli
Chief Creative Officer: Cristiana Boccassini
Chief Creative Officer: Mihnea Gheorghiu
Executive Creative Director: Milos Obradovic
Global Creative Director: Sandra Bold
Art Director Supervisor: Marie Poumeyrol
Associate Creative Director: Corina Patraucean
Associate Creative Director: Nicolo Carrassi
Art Director: Daniele Tesi
Creative: Thiago Jacon
Creative: Conor Barry
Global Chief Strategy Officer: Bela Ziemann
Strategy Director: James Moore
Global Data Strategist: Ilko Petkov
Global Strategy Director: Daniel Vargas Gomez
Global Ethnography Manager: Mina Baginova
Chief Creation Officer: Francesca Zazzera
TV Producer: Sanam Bartoletti
Digital Producer: Florin Marica
Le Pub Ams GM: Eleni Charakleia
Global Client Service Director: Paola Natellis
Group Account Director: Luigi Palma
Account Supervisor: Martina Colombo
Account Executive: Tinatin Prangishvili
TV & Digital Production
Production Company: Good People Films
Director: Ali Ali
DOP: Farhad Ghaderi
Executive Producer: Khaled Zaki
Head of Production: Sarah Touma
Producer Greece: Veta Chatziioannou
Producer: Omar Khalil
Digital Producer: EugenIa Papapanou
Digital Director: Thanos Mitsios
Digital DOP: Evangelos Polychronopoulos
Main Content Editor: Neda Zag / Enrico Munarini
BB Offline editor: Tommaso Bianchi
Digital Offline Editor: Andrea Besana
Post Production Company: Framestore
Executive Producer: Helen Hughes
Producer: Jake Saunders
Production Coordinator: Poppy Chadwick
VFX Shoot Supervisor: Nick Pittas
VFX Lead: Judy Roberts
VFX Artist: Edwin So
VFX Artist: Eileen Chan
VFX Artist: Jason Farrow
Colour – Company3
Colourist – Simon Bourne
Digital Post Production Company: Prodigious
Head of Post Production: Alfredo Beretta
Tv Post Producer: Alina Chaplygina
Online: Franco Tonnarelli, Sandro Iurini
Vfx Lead: Adolfo Navire
Rotoscoping: Stefano Moretto
Rerecording Supervision: Treble Rebel – Nitzan Hoffman
Music Licensing: Massive Music- Dolf Bekker
Audio Post Production – String and Tins Sound Design and Mix – Lawrence Kendrick, Jim Stewart, Joe Wilkinson Audio Producer – Alina Miroshnichenko
Sound Studio for Digital: Top Digital
Sound Engineer for Digital: Roberto Serra
Audio Producer for Digital: Sandra Caccia
Key Visuals Football Awareness:
Art Buyer: Veronica Bottanelli
Photographer: James Marcus Haney
Production Company : Sfera Production Agency Milano
Retoucher: Beppe Volpini
Key Visual and animation Stadium OOH
Art Buyer: Veronica Bottanelli
Photographer/studio 3dArtist : Platinum FMD
Production Company: Sfera Production Agency Milano
Reels
Boomerang. Part of Publicis Groupe
Creative Director: Tanya Ponomareva
Associate Creative Director: Gerard Joosten
Creative: Jasmin Stephenson
Editor: Gerard Milling
Editor: Shebanjah Klaasen
Post Producer: Lina Joukhadar
Digital Producer: Vic Krens
Digital Producer: Anna Potashkina
Project Manager: Lea Degove
Account Director: Charlotte Grotenhuis
FRESHER STATS
PUBLICIS ITALY/LE PUB
Global Chief Creative Officer Publicis WW: Bruno Bertelli
Chief Creative Officer: Cristiana Boccassini
Executive Creative Director: Milos Obradovic
Executive Creative Director: Andrey Tyukavkin
Art Director Supervisor: Marie Poumeyrol
Associate Creative Director: Corina Patraucean
Associate Creative Director: Nicolo Carrassi
Global Chief Strategy Officer: Bela Ziemann
Strategy Director: James Moore
Chief Creation Officer: Francesca Zazzera
Producer: Erica Lora Lamia
Producer: Sanam Bartoletti
Le Pub Ams GM: Eleni Charakleia
Global Client Service Director: Paola Natellis
Group Account Director: Luigi Palma
Account Executive: Tinatin Prangishvili
Production
Production Company: The Sweetshop
Director: Jakob Marky
DOP: Luke Jacobs
Executive Producer: Justin Edmund-White
Producer: Theo Youngstein
Editor: Ben Canny/ Stuart Greenwald
Editor Social Assets: Matteo Marzano
Post Production Company: Prodigious
Color Grading: Luca Parma
Audio Post Production – Screenplay
TIME BRASIL
HEINEKEN BRASIL
Marketing: Nabil Nasser, Gabriel D’Angelo Braz, Beatrice Jordão, Fabrizio D’Angelo, Thais Queiroz, Carolina Monteiro
Mídia: Juliana Magalhães, Williane Vieira
Brand PR: Marília Borges, Camille Nunes, Felipe Cezar
PUBLICIS BRASIL
CCO: Domenico Massareto
DIRETOR DE CRIAÇÃO EXECUTIVO: Dani Ribeiro e Fabio Astolpho
DIRETOR DE CRIAÇÃO: Arturo Marenda
DIRETOR DE CRIAÇÃO ASSOCIADO: Andre Leotta e Isadora Greiner
CRIAÇÃO: Elias Carmo e Rodolfo Monteiro
COMMUNITY MANAGER: Bruna Pasquini
RTV: Renata Sayão, Giuliano Springhetti e Caio Lobo.
VP DE ATENDIMENTO: Gabriela Borges
ATENDIMENTO: Joanna Alencar, Marina Roge e Cassia Brandão
PROJETOS E TECNOLOGIA: Marcio Bueno, Renata Carvalho e Bianca Ferreira
HEAD DE PLANEJAMENTO: Juliana Elia
PLANEJAMENTO: Catarina Melo, Daniela Altenfelder, Victoria Franco e Barbara Pires
VP DE MÍDIA PUBLICIS: Mauricio Almeida
MÍDIA PUBLICIS: Ana Sanchez, Jussara Bezerra, Gabriela Pereira, Fernando Brito e Carla Tassi
IPROSPECT — DIGITAL MEDIA
Executive business director: Caroline Bassi
Business manager: Gioconda Ferraz
Business supervisor: Ana Melo
Media Strategy Director: Lucas Callile
Media Manager: Cleberson Luque
Media Analyst: José Teixeira e Marina Miranda
Programmatic Media Manager: Tiago Holanda Bezerra
Programmatic Media Supervisor: Alda Chávez
Sobre o Grupo HEINEKEN no Brasil
O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A (“Brasil Kirin”), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 14 mil empregos e tem 14 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias, localizadas em Alagoinhas (BA), Alexânia (GO), Araraquara (SP), Benevides (PA), Caxias (MA), Igarassu (PE), Igrejinha (RS), Itu (SP), Jacareí (SP), Pacatuba (CE), Ponta Grossa (PR) e Recife (PE), duas microcervejarias em Campos do Jordão (SP) e Blumenau (SC). No Brasil, o portfólio de cervejas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken®, Heineken® 0.0, Sol, Amstel, Amstel Ultra, Kaiser, Bavaria, Eisenbahn, Baden Baden, Devassa, Schin, Glacial, No Grau, Kirin Ichiban, Lagunitas, Blue Moon e Tiger. O portfólio de não alcoólicos inclui Água Schin, Schin Tônica, Skinka e os refrigerantes Itubaína, Viva Schin e FYs. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, a maior cervejaria da Europa. Informações adicionais