Novidades incluem o 6º Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cervejas, o curso de Gestão de Marketing para o Mercado Cervejeiro, o curso de Gestão de Cartas de Cervejas e turmas de modalidades EAD, híbridas e presencial para cursos tradicionais oferecidos pela escola

O Instituto da Cerveja Brasil (ICB), maior escola de capacitação cervejeira do país, está em ritmo de preparação para uma temporada repleta de novidades. Elas incluem a 6ª edição do tradicional Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cervejas, cursos que estreiam na grade da escola e novas turmas para temas já conhecidos e muito procurados pelo público.

Logo no início de maio, a partir do dia 1º, sommeliers de todo o Brasil terão a oportunidade de participar da 6ª edição do Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cervejas. Com apoio da Eisenbahn e da LNF-Barth Haas, o evento busca promover os sommeliers brasileiros e contribuir para a valorização da profissão. Realizado em três etapas – duas eliminatórias e uma classificatória –, o campeonato se destina a profissionais certificados. A primeira fase, no dia 1º de maio, constituída por prova teórica, poderá ser feita em seis cidades diferentes, de acordo com a escolha do candidato: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Blumenau, Goiânia ou Belo Horizonte. Já as outras duas fases, nos dias 28 e 29 de maio, respectivamente, terão provas práticas que acontecerão na sede do ICB, em Moema, São Paulo.

Já entre as grandes novidades de cursos, estão os de Gestão de Marketing para o Mercado Cervejeiro e o de Gestão de Cartas de Cervejas, ambos da modalidade de ensino à distância, com início previsto para o dia 30 de maio.

O primeiro será ministrado por professores especializados e profissionais atuantes no mercado – nomes como Estácio Rodrigues, Luis Fernando Amaro, Sérgio Motta, Bráulio Oliveira, Alexandre Candido, Alexandre Nani, Jéssica Lopes, Beatriz Ruiz, Junior Bottura, sócio-fundador da cervejaria paulistana Avós, e Léo Gil, da carioca Three Monkeys. O curso tem como objetivo principal profissionalizar a gestão mercadológica dos empreendedores em diversos segmentos cervejeiros, por meio de ferramentas atualizadas de Marketing, Gestão e Empreendedorismo. Ao todo, serão 20 encontros virtuais, com muitos estudos de caso.

Já o curso de Gestão de Cartas de Cervejas será liderado pelo Sommelier, professor, palestrante, empresário e especialista em cerveja Edu Passarelli. Com ampla experiência no assunto, Edu ministrará quatro encontros virtuais para abordar a importância de montar uma carta de cerveja coesa e alinhada ao conceito da casa na qual está inserida. O profissional ainda vai além, para ensinar não somente como elaborar uma carta, mas, sobretudo administrá-la.

Também integram a temporada novas turmas para os seguintes cursos: Gestão para Bares e Brewpubs – da Administração à Hospitalidade, com início em 10 de maio, em modalidade à distância, e os pioneiros Avançado de Tecnologia Cervejeira, em parceria com a universidade alemã de Weihenstephan, e Sommelier de Cervejas. O primeiro terá início em 13 de junho, com turmas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre. Todas serão híbridas, ou seja, com toda a parte teórica realizada de forma virtual e os exercícios práticos sendo presenciais. Já o curso de Sommelier de Cervejas terá novas turmas híbridas a partir de 21 de junho nas mesmas quatro capitais brasileiras e, ainda, uma versão intensiva e completamente presencial em São Paulo, a partir de 18 de julho.

SERVIÇO

Os detalhes sobre todos os cursos e o Campeonato podem ser encontrados no site do Instituto da Cerveja Brasil (ICB): www.institutodacerveja.com.br

Instagram: @institutodacerveja

Endereço da sede: Avenida dos Carinás, 417 – Moema – SP

6ª edição do Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cervejas

– Inscrições até o dia 30 de abril pelo site do ICB;

– 1ª fase (eliminatória) no dia 1º de maio, podendo ser feita nos seguintes locais: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Blumenau, Goiânia ou Belo Horizonte;

– 2ª fase no dia 28 de maio e 3ª fase no dia 29 de maio, a serem realizadas na sede do ICB, em Moema.

Curso de Gestão de Marketing para o Mercado Cervejeiro e curso de Gestão de Cartas de Cerveja (EAD)

– Ambos com início em 30 de maio. Inscrições pelo site do ICB.

Curso de Gestão para Bares e Brewpubs – da Administração à Hospitalidade

– Início em 10 de maio. Inscrições pelo site do ICB.

Avançado de Tecnologia Cervejeira (curso híbrido)

– Início em 13 de junho com turmas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre. Inscrições pelo site do ICB.

Sommelier de Cervejas (curso híbrido)

– Início em 21 de junho com turmas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre. Inscrições pelo site do ICB.

Sommelier de Cervejas (curso presencial e intensivo)

– Início em 18 de julho, em São Paulo. Inscrições pelo site do ICB.

Sobre o ICB

Fundado em 2010 pelo mestre-cervejeiro Alfredo Ferreira, o administrador Estácio Rodrigues e a primeira biersommelière brasileira, Kathia Zanatta, o Instituto da Cerveja Brasil (ICB) é a primeira e maior escola de capacitação cervejeira do país. Desde seu surgimento, foi fundamental para a configuração da cena da cerveja no Brasil e já formou mais de 11.000 alunos – muitos, hoje, ocupando posições de destaque na cadeia cervejeira nacional.

Com sede em São Paulo, o ICB possui atuação em mais de nove estados brasileiros, entre eles Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Goiás, Distrito Federal, Bahia e Ceará. A escola conta com um time de professores de ponta que acompanham os alunos por diversos cursos relacionados ao mercado cervejeiro. Na grade, destacam-se a formação de Sommelier de Cervejas – curso pioneiro, que deu origem ao Instituto – e o Avançado de Tecnologia Cervejeira, parceiro da universidade alemã de Weihenstephan, reconhecida como a maior formadora de mestres-cervejeiros do mundo.