Cervejaria lança duas cervejas clássicas belgas e promove Mini Oktoberfest

Após o sucesso na estreia de seu e-commerce, a Narcose, cervejaria artesanal gaúcha, lança agora duas cervejas belgas, além de promover sua Mini Oktoberfest em homenagem à festa alemã, no dia 19 de setembro, com shows de rock, comidas típicas e a Cerveja Oktoberfest, uma Lager desenvolvida especialmente para a ocasião.

A primeira cerveja belga a ser lançada é a Belgian Strong Blonde Ale, com aromas frutados típicos da levedura belga. É uma cerveja que traz aromas de pão, frutas amarelas lembrando pêssego e ameixa. Tem um leve toque herbal proveniente do lúpulo Saaz. O sabor refrescante com final seco e o teor alcoólico elevado tornam essa cerveja a companhia perfeita para o início da primavera. Tem graduação alcoólica de 8%.

Já a Belgian Tripel apresenta uma complexidade ainda maior que a primeira, traz aromas de pão acompanhados de ésteres frutados e fenólicos da fermentação da levedura belga. Suas notas frutadas veem do aquecimento alcoólico que equilibram com o leve dulçor residual, além de apresentar amargor médio.

“Nossa ideia é reproduzir a experiência que tivemos na Bélgica, quando estávamos viajando e conhecendo mais sobre esse universo cervejeiro”, afirma Raquel Jacob Diehl, que responde pelas áreas comercial e administrativa da Narcose. “São elas que nos despertaram para esse mundo. Começamos pela escola belga, em seguida fomos para alemã, para depois descobrirmos as britânicas. Vamos lançá-las também nesta ordem”, conta Raquel. E destaca, “Estamos falando de uma cerveja que é fresca, não é pasteurizada, o que faz toda a diferença”, afirma.

As Ales Clássicas, como também são definidos esses dois lançamentos, têm os desenhos das latinhas feitos pelo artista visual e designer gráfico Bruno Shilling. Ele tem influências que vão do abstracionismo geométrico até o estilo cinético em seus trabalhos. Para ambos os rótulos, ele criou uma arte com um baú de tesouros, remetendo justamente as descobertas que esse estilo proporcionou à família Diehl. “Minha introdução ao mundo das cervejas artesanais foi através dos estilos belgas, e a partir desse resgate de memórias veio a ideia de criar a ilustração do baú do tesouro, representando algo muito valioso que de certa maneira viaja através do tempo, assim como as receitas das Ales Clássicas”.

Narcose apresenta novos rótulos em setembro

Oktoberfest


A Oktoberfest é uma festa tradicional alemã criada para comemorar o casamento do rei bávaro Luís I, nos idos de 1810. A celebração perdura até os dias atuais e tem na cerveja o centro de suas atividades, mas se tornou também um festival culinário e musical dedicado à cultura alemã.

Para homenagear a data, a Narcose apresenta um rótulo inédito e limitado da Cerveja Oktoberfest: uma Lager ‘direta e reta’, para todos os paladares. Ela tem um gosto de pão e biscoito e um leve tostado no aroma. O sabor tem um ligeiro dulçor do malte finalizado por um amargor praticamente imperceptível.

Ainda para as comemorações da Oktoberfest, a Narcose promove uma festa dentro do bar instalado na própria cervejaria, com os devidos protocolos de distanciamento: a Mini Oktoberfest acontece dia 19 de setembro, das 15h às 22h, com shows de rock, comidas típicas alemãs como cuca, pretzel e linguiça. Os que comprarem o clássico caneco Mass (99 reais), estilizado especialmente para a data, não paga o ingresso (R$ 12) e ganha 1,2 litro da Lager Oktoberfest para beber em seu caneco. O evento acontece durante a Semana Farroupilha, cujo feriado é dia 20 de setembro.

Sobre a Narcose

Instalada em Capão da Canoa, no litoral norte do Rio Grande do Sul, a Narcose é tocada por uma família apaixonada por cervejas e pelo mar — e todo o conceito da cervejaria é pautado nas sensações que só uma boa cerveja e um bom mergulho em alto mar proporcionam. O nome da cervejaria, aliás, remete ao estado de “embriaguez” que pode ser sentido por mergulhadores em águas profundas. As cervejas são extremamente frescas – não são pasteurizadas e nem filtradas – além de serem classificadas em três grupos, batizados com os nomes dos níveis de profundidade de um mergulho: Shallow Dive (que agrupa estilos leves e com alta drinkability), Deep Dive (cervejas inusitadas, com complexidade sutil) e Tech Dive (alta complexidade e personalidade) — e cada grupo conta com rótulos de linha, sazonais (produzidos uma vez por ano) e experimentais. Neste ano, a Narcose lançou seu e-commerce e o desafio foi justamente desenvolver uma embalagem que mantivesse o frescor de suas cervejas para entrega em qualquer lugar do país.

O rigor com a qualidade e padrão de seus rótulos é tamanho, que a Narcose já conquistou diversas premiações nesses três anos. Entre elas, a Lager é a recordista de medalhas da categoria, com destaque para a Medalha de Ouro no Concurso Brasileiro de Cervejas de Blumenau, em 2021. Neste mesmo concurso, conquistou prata no Best of Show. A menina dos olhos já tinha ganho, em 2020, Medalha de Prata no Concurso Brasileiros de Cervejas.

A sustentabilidade é também uma preocupação constante no dia a dia da fábrica. Ela conta com uma Estação de Tratamento de Efluentes, com cisternas que captam a água da chuva, além de placas para produção de energia solar, que geram cerca de 60% da energia consumida pela produção. Além disso, a cervejaria destina todo o bagaço gerado no processo produtivo da cerveja para um produtor rural, que o reutiliza para o trato bovino.

Serviço
Lançamentos Belgian Strong Blonde Ale e Belgian Tripel
No site www.cervejarianarcose.com.br