Fatbull tem crescimento de 22% em dois anos na Austrália

O negócio que começou da amizade de três jovens empreendedores de Novo Hamburgo há seis anos extrapolou as fronteiras do Rio Grande do Sul. A cervejaria artesanal Fatbull comemora um rótulo inédito: a primeira microcervejaria gaúcha a ser produzida em território internacional. Desde 2020 as cervejas conhecidas e premiadas nacionalmente pela marca hamburguense estão sendo feitas em Perth, na Austrália. Em 2021, o volume produzido na capital da Austrália Ocidental cresceu 22% em comparação com o primeiro ano de operação. Para 2022, a meta é ampliar os pontos de venda e entrar na grande rede varejista australiana Liquorland.

“Já estamos com as cervejas no cadastro da rede e com negociações bem avançadas. Ainda no primeiro semestre deste ano devemos anunciar oficialmente essa entrada. Será um marco importante das produções das cervejas da Fatbull aqui na Austrália, uma vez que essa rede é muito forte e nos levará para outro patamar em escala de distribuição e venda”, explica o empresário brasileiro da Fatbull na Austrália, Cristiano Merino.

Gaúcho e conterrâneo hamburguense dos sócios Daniel Jeffman, Alexandro Nunes e Tiago Bird, Cristiano foi para Austrália em 2017, por oportunidade de trabalho de uma empresa petrolífera da qual ainda é vinculado atualmente. “Logo que eu cheguei, vi potencial para a cerveja produzida pela Fatbull. São receitas singulares e comecei a ver potencial de penetração da marca ao frequentar eventos cervejeiros locais”, explica Merino, amigo de infância dos sócios da Fatbull.

A primeira viagem para desbravar o potencial da cidade de Perth pelos sócios da Fatbull foi ainda no primeiro ano de Merino no país estrangeiro. “Nosso plano foi provar as cervejas dos produtores australianos e visitar fábricas em potencial para nossa cerveja”, explica o cervejeiro da Fatbull, Dani Jeffman. Segundo ele, a primeira impressão sensorial desta viagem revelou potencial de mercado. “Todas as cervejas que experimentamos não eram leves como os estilos que produzimos artesanalmente no Brasil. Mas, o clima era favorável ao consumo de rótulos mais refrescantes e leves, por também ter um verão tropical parecido com o nosso”, conta Jeffman.

Meta de exportação do primeiro estilo de cerveja artesanal brasileiro

As primeiras cervejas produzidas pela Fatbull na Austrália, em brewing contract com a cervejaria australiana Billabong, foram os estilos Pale Ale, Ipa, Pilsner e Imperial Sout. Em agosto de 2021, a marca gaúcha caiu nas graças do modelo internacional David Genat (vencedor do Austrualian Survivor e participante do “Celebrity Apprentice Australia”), durante uma cortesia de cervejas em programa de televisão. A partir daí, um estilo próprio de IPA foi lançado especialmente para o ator. “As vendas esgotaram rápido e, hoje, ele é um grande embaixador da nossa cerveja aqui em Perth”, comenta Cris Merino. A Golden God Ipa tem sabor cítrico intenso com um toque floral. Leva notas de pêssego e frutas tropicais com um notável sabor de manga.

Ainda esse ano, a Fatbull planeja lançar a Pink´s Not Dead (nome do estilo da Catharina Sour da Fatbull produzida no RS). A aposta nesse estilo deve alavancar ainda mais os negócios no exterior, uma vez que o estilo Catharina sour é reconhecido mundialmente como ‘brasileiro’. Criado em Santa Catarina, o estilo foi reconhecido pelo Beer Judge Certification Program (BJCP) e se trata de uma cerveja ácida com adição de frutas, que, no caso da Fatbull leva pitaya na receita.  

Dados de apoio sobre a produção na Austrália:

  • 2020 (5 meses): 2200L vendidos / média de 440L por mês
  • 2021 (12 meses): 6800L vendidos / média de 566L por mês

     22% crescimento comparado ao ano anterior