Primeiro estilo brasileiro de cervejas é tema de campanhas em todo o país

Cervejarias, bares, restaurantes e consumidores apaixonados pela bebida têm, nesta quarta-feira (19), uma missão: apresentar a Catharina Sour para quem ainda não a conhece. O primeiro estilo brasileiro de cerveja é tema do maior lançamento simultâneo já realizado no país, com 64 marcas utilizando a mesma data e mesma identidade visual para apresentar os seus produtos. 

As cervejarias estão localizadas em 10 estados diferentes: Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. As marcas estão localizadas em 46 cidades. Juntas, elas produzem mais de 1,6 milhões de litros ao mês. Todas serão apresentadas no @todacerveja.

A lista de frutas que as cervejarias participantes escolheram também é extensa. Entre elas estão: abacaxi, acerola, amora, araçaúna, butiá, cacau, café, cajazinho, cupuaçu, framboesa, goiaba, graviola, jaca, jabuticaba, variedades de laranja e limão, mamão, manga, maracujá, mirtilo, morango, pêssego, pitaya, seriguela, tangerina, variedades de uva e uvaia. Especiarias e outros itens como casca de laranja, capim cidreira, matcha e tomilho também fazem parte das combinações.

Em dezembro de 2021, a Catharina Sour foi incluída definitivamente no guia do Beer Judge Certification Program (BJCP), principal norteador de estilos da bebida no mundo. De acordo com o BJCP, a Catharina Sour é uma cerveja refrescante de trigo, ácida e com frutas que normalmente apresentam um perfil tropical. Tem um corpo leve e a graduação alcoólica contida. No aroma, a fruta é identificada de forma imediata e a coloração também muda de acordo com a variedade selecionada. Especiarias, ervas e vegetais podem complementar a receita.

Variedades de Catharina Sours que serão lançadas mostram diversidade brasileira
Crédito: Divulgação

Sobre o Movimento Toda Cerveja

Criado em agosto de 2021 por cervejarias independentes brasileiras, o Movimento Toda Cerveja tem como objetivo realizar ações colaborativas entre marcas de todo o país para a disseminação da cultura cervejeira. A iniciativa foi de Daniel Jeffman (da Fat Bull Beer), Janderson Martini (da Old Captain) e Vinícius Cordeiro (das marcas Veterana e Ruradélica).

A primeira ação realizada pelo Movimento Toda Cerveja foi o Bitter Day, em setembro de 2021. Todas as informações estão no Instagram @todacerveja.

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