A cerveja vem ganhando destaque internacional e é uma das bebidas mais refrescantes da estação

Sol, praia, mar e uma bebida perfeita para completar o cenário. Se você pensou em cerveja como a pedida, certamente não está sozinho. Ela é preferência nacional quando se trata de alternativa para trazer frescor nos dias de verão. Não à toa, novas versões e categorias sempre surgem para os mais diversos gostos de apreciadores. Uma destas novidades, em particular, vem ganhando ainda mais destaque no mundo cervejeiro e na prateleira do consumidor, a Catharina Sour, cerveja batizada assim em Santa Catarina, produzida em dezenas de estados brasileiros e também no exterior.

Extremamente refrescante, a Catharina Sour se caracteriza como uma cerveja ácida – Sour, como diz o próprio nome – com adição de frutas. Tecnicamente é definida como uma cerveja com malte e trigo, clara, refrescante, com uma acidez láctica limpa e com o aroma e sabor leve da fruta adicionada. Diferentemente das tradicionais categorias como a Pilsen, IPA, Weiss, a Catharina Sour ainda não é classificada como um estilo pelo BJCP (Beer Judge Certification), um dos principais Guias Mundiais e responsável por catalogar os estilos de cerveja existentes, mas o esforço dos catarinenses –  com o apoio de outras cervejarias brasileiras – para alcançar esse reconhecimento, tem sido grande, acompanhando o destaque no cenário internacional que a cerveja ganhou, principalmente no último ano com alguns rótulos especiais produzidos no sul do estado de Santa Catarina.

Linha Catharina Sour da Lohn Bier

A cervejaria Lohn Bier, de Lauro Muller (SC), trabalha uma linha de Catharinas Sours com frutas típicas da região como a bergamota, jabuticaba, manga, uva goethe e butiá. A característica exótica das frutas utilizadas pela cervejaria rendeu prêmios à Catharina Sour de Uva Goethe e de Bergamota.  A Sour de Uva Goethe foi reconhecida como a melhor cerveja do mundo na categoria Flavored Fruit & Vegetable, do World Beer Awards, competição global que premia internacionalmente as melhores cervejas do mercado, realizado em Londres, na Inglaterra, em agosto do no ano passado. Já a Sour de Bergamota também foi reconhecida com medalha de prata no concurso realizado na Europa e alcançou ouro no Mondial de La Biére Rio 2017, em outubro.

Com teor alcoólico considerado baixo, girando em torno de 3,4 e amargor de 5 IBU, as cervejas da linha harmonizam perfeitamente com saladas, frutos do mar, massas em geral e carnes preparadas com óleo. Por ser extremamente frisante pode, inclusive, substituir outras bebidas como o espumante. Já experimentou a sua?

As cervejas da linha Catharina Sour e outros rótulos da Lohn podem ser encontradas nos pontos de vendas e na loja virtual da cervejaria, acesse www.lohnbier.com.br/loja e curta o verão com uma Catharina Sour.

Uma nova mistura que deu certo

Em comemoração ao título obtido na Brasil Brau de 2017 na categoria Sustentabilidade, a Lohn Bier uniu-se com os demais vencedores de outras categorias, a CBB (Companhia de Brassagem Brasil), Perro Libre e a Revista da Cerveja, e lançou uma cerveja para celebrar essas boas práticas no mundo cervejeiro: a Catharina Sour de Café. “Ficamos por longas semanas imaginando qual cerveja fazer e qual ingrediente poderia dar brasilidade para nos representar, Catharina Sour poderia ser uma ideia, mas qual ingrediente inserir? Observando o fato de que o café é uma fruta, foi a informação que faltava para associar o café com a Catharina.”Comenta Richard, da Lohn Bier. A Catharina Sour Café foi lançada inicialmente em Chope e estará disponível em garrafas até o Festival Brasileiro de Cervejas, que acontece no início de março, em Blumenau.