Em meio à fase crítica do coronavírus, Renato Rocha criou espaço especializado em cervejas artesanais, e faz balanço das conquistas e dos desafios de manter a casa  “remando contra a maré” 

O turismo foi um dos setores mais impactados nos últimos dois anos. De acordo com a 13ª Pesquisa de Impacto da Pandemia do Coronavírus nos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, no final de 2021, 88% das empresas ligadas ao turismo apresentavam uma redução média de 42% no faturamento. 

Localizada no Centro Histórico de Ilhabela (SP), a Toca da Cerveja é um espaço dedicado à disseminação da cultura cervejeira. Foi fundada em 2020, em meio à crise sanitária da covid-19, por isso muitos percalços e desafios foram vencidos para manter o estabelecimento funcionando.  

Restrições à balsa, mesmo apresentando o exame RT-PCR negativo e comprovante de vacinação, a prefeitura passou a exigir autorizações para a entrada de turistas/população em geral. Um outro fator determinante para se manter foi a renegociação do valor do aluguel, principalmente para conseguir enfrentar o momento em que a balsa estava fechada.  

Ainda assim, foi possível prosperar. “Entre outubro de 2020 e janeiro de 2021 foi possível manter um bom desempenho em decorrência do turismo, festividades de final de ano”, pontua Renato Rocha, fundador da Toca da Cerveja. Para inovar, o estabelecimento passou a adotar o delivery como ferramenta de alcance para mais clientes, além de vendas via WhatsApp e Instagram. O espaço ainda montava kits de cervejas e presentes para datas comemorativas a fim de impulsionar as vendas durantes os três meses em que a balsa se manteve fechada. 

Mesmo com a capacidade reduzida do público, somado ao uso de máscaras, o turismo foi retomado, Ilhabela foi aos poucos se reerguendo, e consequentemente, o público da Toca da Cerveja, que foi responsável pelo estabelecimento manter suas portas abertas.  

Um outro fator primordial para que os pequenos empreendedores se mantenham firmes, é o bom relacionamento com seus clientes. Entender o estilo, preferência e paladar de cada um e recomendar o melhor rótulo de forma personalizada. 

Em março, mesmo com a flexibilização do uso de máscara e o relaxamento das medidas, tais iniciativas não foram suficientes para que os números retomassem seu patamar, ainda que o litoral sempre seja um local de movimento. A questão é econômica.  

“Percebemos a fraqueza econômica em um âmbito geral. Ao viajar, o turista tem gastos com transporte e hospedagem, então acaba contendo as despesas com o comércio, ou procura por lugares previamente pesquisados”, relata Rocha. A economia precisa voltar a crescer para que o comércio, em especial os menores, retomem os patamares pré-pandêmicos.  

Sobre a Toca da Cerveja 

Localizado no Centro Histórico de Ilhabela (SP), a Toca da Cerveja é um espaço dedicado à disseminação da cultura cervejeira. Com valores democráticos, apresenta uma vasta carta de cervejas artesanais, nacionais e importadas, inclusive com rótulos exclusivos, para consumo local ou para degustar em casa. Além disso, oferece produtos personalizados, como abridores de garrafas, copos e kits para presentear. Acesse: https://instagram.com/tocadacervejailhabela