Iniciativa The Energy Collective, liderada pela Budweiser globalmente, é viabilizada em parceria com a Lemon Energia, energy tech acelerada pela Z-Tech
 


Ambev e Budweiser, em parceria com a ABInbev, acabam de lançar globalmente o ‘The Energy Collective’, iniciativa que vai levar energia renovável para bares, restaurantes, casas de shows e estádios ao redor do mundo. O foco principal da primeira etapa do projeto é o mercado brasileiro, em que a Lemon Energia, startup acelerada há quase dois anos pela Z-Tech, hub de inovação e tecnologia da Ambev, já desenvolve um trabalho consistente junto a pequenos e médios empreendedores, facilitando o acesso à energia sustentável — sem nenhum investimento ou obras, e com redução de gastos nas contas de luz.
 

Nesse período, a solução da Lemon já chegou a mais de 2.700 estabelecimentos em quatro estados do país, representando uma economia de mais de R$ 3,7 milhões nos gastos com contas de luz de seus clientes, base composta por bares e restaurantes em sua maioria. Os descontos podem chegara 20% para os estabelecimentos. Para além da economia, os impactos do consumo de energia sustentável através dos serviços da Lemon também são relevantes ao planeta: são mais de 2.3 mil toneladas de CO2 que deixaram de ser emitidas.
 

Lemon sócios_da esq pra dir Rafael Mezzomo, Rafael Vignoli, Luciano Pereira e Ariel Amar_crédito paolavespa

A ambição do projeto da Budweiser para o Brasil é que 250 mil estabelecimentos façam a transição até 2025, número que equivaleria a 290 mil toneladas de CO2 a menos na atmosfera – o equivalente ao trabalho mensal de mais de 4 milhões de árvores plantadas.
 

Além das reduções de gastos e de emissões, a solução do The Energy Collective no Brasil democratiza o acesso à energia de fontes sustentáveis sem que sejam necessários investimentos para adesão, taxas de manutenção, nem obras para instalação de placas solares, por exemplo. Isso porque os clientes da Lemon acessam energia sustentável produzida localmente, mas continuam ligados à rede da distribuidora. 
 

“Energia é essencial! E nada mais justo do que proporcionarmos ao cliente a escolha de uma energia sustentável do jeito mais simples, econômico e digital possível. É papel da Lemon transformar essa missão em realidade e a parceria Ambev/Budweiser firma ainda mais esse compromisso,” diz Rafael Vignoli, CEO da Lemon. 
 

O projeto também é um grande avanço na jornada de sustentabilidade da Ambev, que no ano passado anunciou seu plano de zerar as emissões líquidas próprias e de terceiros em sua cadeia de valor até 2040.