Cervejaria gaúcha foi premiada na categoria Califórnia Common Beer
 

Participar do Concurso Brasileiro de Cervejas já é, por si só, reconhecimento do trabalho e dedicação de toda uma equipe por trás dos rótulos que foram para a disputa. Ter uma bebida premiada coroa a dedicação da marca em oferecer o melhor para o mercado.
 

Na 10ª edição do evento, a Dado Bier, cervejaria de Porto Alegre, foi agraciada com a medalha de ouro com a cerveja Califórnia Common na categoria Califórnia Common Beer.
 

Thiago Martini, Beer Sommelier, que esteve presente em todo o processo de criação da cerveja, explica que a Califórnia Common é um estilo histórico que surgiu na época da corrida do ouro na costa oeste americana fermentada entre 8 e 12°C.
 

“O resultado foi incrível, recentemente trocamos a levedura lager para que pudéssemos trabalhar da melhor forma em temperatura alta. Esse foi um dos diferenciais, pois não deve aparecer o caráter sulfuroso (que existem nas lagers) nesta cerveja”, diz Martini.
 

A consequência é uma cerveja com características de lúpulo presente, principalmente no sabor, com amargor equilibrado, mas presente e firme.
 

“Adicionamos dois tipos de lúpulos em diversos momentos na fervura do mosto, para conseguir equilibrar e trazer as características do lúpulo sem ficar agressivo. Usamos 7 tipos de maltes. O maltado da cerveja também tem que estar presente, inclusive trazendo uma cor acobreada muito bonita. Cuidamos também para trazer um corpo médio. Nem muito seca e nem muito encorpada, com dulçor residual”, completa o Beer Sommelier.
 

O CBC deste ano teve recorde de amostras inscritas, com 3.635 rótulos e teve a participação de 587 cervejarias de todo o país, o que representa aumento de 15% e 26% em relação ao concurso do ano passado.
 

No total, foram distribuídas 332 medalhas, sendo 106 de ouro, 108 de prata e 118 de bronze.
 

Dado Bier:
 

Pioneira na produção de cervejas especiais no Brasil, a cervejaria gaúcha Dado Bier é a primeira microcervejaria do país. Nasceu em 1995, em um momento em que o Brasil vivia um cenário cervejeiro completamente diferente de hoje. Naquela época, falar sobre cerveja artesanal era algo raro, pois não havia cervejas desse tipo. O mercado era totalmente monopolizado pelas cervejas das grandes corporações. Oferecer uma cerveja Weiss, turva, com presença de leveduras (fermento), mais amargor e gosto bem diferente, ao consumidor, que estava totalmente habituado a tomar cervejas douradas, cristalinas e bem leves era, no mínimo, considerado uma ousadia. E foi exatamente assim que a cervejaria Dado Bier se posicionou. Nasceu com a ousadia que conquistou paladares.