Ministrado pela única instituição de ensino superior da América Latina, curso terá formato híbrido com aulas online e presenciais em Caxias do Sul (RS) e na sede em Blumenau (SC)



De acordo com o último Anuário da Cerveja no Brasil, divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Rio Grande do Sul tem mais de 250 fábricas da bebida. O segundo estado com maior número de cervejarias tem ainda outras centenas de marcas ciganas, que produzem de forma terceirizada nestas plantas. Para profissionalizar ainda mais o mercado cervejeiro local, a Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM) está levando para o estado uma turma do curso de pós-graduação em Tecnologia Cervejeira. 

As aulas acontecem em formato híbrido, com apresentações teóricas online e práticas na cidade de Caxias do Sul (RS), com a finalização do curso nos 12 laboratórios da ESCM em Blumenau (SC). Para mais informações, o link é: cervejaemalte.com.br/pos-graduacao-em-tecnologia-cervejeira-em-caxias-do-sul/

O curso leva aos alunos o domínio sobre o processo produtivo de cervejas, desde as matérias-primas até a análise de qualidade. Os formados desenvolverão a habilidade de planejar e organizar a produção de uma fábrica, elaborar receitas e estruturar os empreendimentos cervejeiros com segurança. A pós-graduação em Tecnologia Cervejeira tem 360 horas de aulas com professores com experiência no mercado nacional e internacional da bebida. 

Cervejeiros ao lado do tanque de fermentação
Aulas presenciais em Blumenau (SC) acontecem nos laboratórios e em cervejarias parceiras (Crédito: Divulgação)



O diretor da ESCM, Carlo Bressiani, destaca a importância da profissionalização para as cervejarias. “O mercado da cerveja artesanal viveu uma explosão muito contundente nos últimos anos. Agora, para que as empresas conquistem a estabilidade, o conhecimento técnico é fundamental – especialmente quando falamos de pequenas e médias estruturas. Estamos muito felizes com essa turma no Rio Grande do Sul e certos de que as marcas gaúchas, que já ocupam um local de destaque no âmbito nacional, podem se beneficiar muito dela”, afirma. 

Com mais de 12 mil alunos formados em sete anos de atuação, a Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM) é a primeira e única instituição de ensino superior especializada na cerveja da América Latina. Além do Brasil, atua também em Portugal, no Paraguai, na Argentina e Uruguai.